A revista Architectural Review anunciou a Sala Beckett de Flores & Prats como projeto vencedor do prêmio AR New into Old 2019. O projeto foi selecionado pelo júri da AR que destacou seu processo único de restauração e renovação. Também foram atribuídas duas menções honrosas e três menções, destacando projetos com alternativas sustentáveis. Os prêmios AR New into Old reconhecem as maneiras criativas pelas quais os edifícios antigos são reformados, adaptando-se aos novos usos contemporâneos.
O projeto vencedor, localizado na Espanha, foi selecionado por um júri composto por Roz Barr, diretor e fundador da Roz Barr Architects; Hugh Strange, fundador da Hugh Strange Architects e Catherine Slessor, escritora, crítica e ex-editora da The Architectural Review. Também foram premiadas as "Estratégias de renovação para os antigos tulou", China, por Rural Urban Framework e Universidade de Hong Kong; e o "Nevill Holt Opera House" no Reino Unido, por Witherford Watson Mann Architects.
Realizados desde 2017, os prêmios reconhecem e destacam projetos arquitetônicos que se apropriam de estruturas pré-existentes, cobrindo escalas que vão de inserções inovadoras a adaptações ambiciosas, oferecendo aos edifícios novas oportunidades de vida. No projeto vencedor da edição de 2019, o membro do júri Roz Barr destacou que "a Sala Beckett manifesta um processo de reutilização mágico e inovador. Um belo edifício cuidadosamente restaurado, que foi dissecado e depois remontado, oferecendo um conjunto fascinante de espaços teatrais que desafiam o edifício existente ".
Como afirma a Architectural Review, a lista de finalistas da edição de 2019 incluía projetos de todo o mundo - do Camboja e Austrália à Suécia e Reino Unido. Os programas dos trabalhos postulados eram muito diversos, incluindo edifícios educacionais de universidades como Harvard e Oxford, na Espanha e na China; galerias localizadas na Cidade do México e Helsinque; e teatros localizados em Barcelona e Londres. Eles trabalharam em diferentes escalas, variando de pequenas transformações em escala doméstica até o projeto do maior museu de arte da Suécia, estando localizados em uma ampla variedade de climas (da ilha mediterrânea de Maiorca à Escócia).
Vencedores
- Sala Beckett, Espanha, por Flores & Prats
Menções Honrosas
- Estratégias de renovação para o antigo tulou, China, por Rural Urban Framework, Universidade de Hong Kong
- Nevill Holt Opera House, Reino Unido, por Witherford Watson Mann Architects
Menções
- Galeria OMR , Mexico, por Max von Werz, Mateo Riestra & José Arnaud-Bello
- Qingyuan Young Professors’ Club, Universidade Zhejiang, China, por Instituto de Projeto de Arquitetura e Pesquisa da Universidade de Zhejiang
- Oenological Station, Espanha, por Aulets Arquitectes
Finalistas
- Smith Campus Center, Universidade Harvard, EUA, por Hopkins Architects
- Royal Academy of Music Theatre e novo Recital Hall, Reino Unido, por Ian Ritchie Architects
- Atelier Kampot, Camboja, por Bloom Architecture
- Clover House, Japão, por MAD Architects
- Nationalmuseum, Suécia, por Wingårdhs
- The Hill House Box, Reino Unido, por Carmody Groarke
- Amos Rex, Finlândia, por JKMM Architects
- Install House, Austrália, por Partners Hill
- Library & Study Centre, St John's College Oxford, Reino Unido, por Wright & Wright Architects
- EMAV Can Batlló, Espanha, por Julia Arquitectes Associats